Voluntários do Sertão beneficiam as populações de Una e Canavieiras
A prefeita de Una, Diane Rusciolelli, visitou o prefeito de Canavieiras, Almir Melo. No encontro, a prefeita propôs a realização de parceria entre os dois municípios com vistas ao atendimento médico da população durante a 14ª Edição do Projeto Voluntários do Sertão, que será realizada no período de 26 de abril a 4 de maio.
De acordo com a prefeita Diane Rusciolelli, Una foi contemplada com a caravana da solidariedade, que anualmente parte de Ribeirão Preto com destino ao interior da Bahia a fim de levar ajuda médica e cidadania a milhares de pessoas. “Já que estamos recebendo esse benefício, aproveitamos para convidar o prefeito Almir Melo a levar a população de Canavieiras para compartilhar deste ato humanitário”, ressaltou.
O prefeito Almir Melo agradeceu a cortesia da prefeita Diane Rusciolelli e disse que o gesto é de grande nobreza, próprio de vizinhos bem relacionados e solidários. “Este é um comportamento digno de elogios e que deve ser amplamente divulgado, para que esse bom exemplo possa sensibilizar outros governantes”, elogia o prefeito.
Em Una, cerca de 200 profissionais voluntários do programa vão realizar atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras, e distribuir kits de saúde e higiene pessoal às pessoas assistidas. A caravana é do Programa Voluntários do Sertão é composta por caminhões, aviões, e vans que corta o país e realiza uma maratona de atendimento que dura uma semana e resulta na maior ação de saúde e cidadania.
Mudar o mundo - O objetivo do Projeto Voluntários do Sertão é promover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado com acompanhamento dos indicadores de transformação social. A ação é anual e a equipe de voluntários é composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade, liderados por especialistas das respectivas áreas.
Implantado pelo empresário Doreedson Pereira, (Dorinho), o projeto iniciou distribuindo brinquedos e cestas básicas, em Condeúba e cidades vizinhas, no sertão da Bahia. Em 13 anos de atuação, o Voluntários do Sertão mobilizou 3.280 profissionais da saúde que realizaram mais de 138.000 atendimentos médicos de várias especialidades, e nos setores de enfermagem, farmácia e odontologia, gratuitamente para a população em vulnerabilidade social do sertão baiano.